Serviço: INVENTÁRIO E AUDITORIA
Necessidade: Com uma variedade muito de grande de produtos, desde parafusos até tubos de polietileno de 400mm x 8m e vários ambientes para serem contados, onde todo esse material, não possui códigos de barras, portanto, fator que exige uma atenção muito grande na hora da digitação.
Solução: Procuramos realizar uma preparação em cada tipo de armazém e criou-se uma metodologia de contagem para cada tipo de produto. Identificamos todos os produtos e colamos uma etiqueta com seu código, agrupamos e realizamos um endereçamento com etiqueta de seção (endereço virtual do Sistema de inventário INOVA). Realizamos uma operação por setor, somente se iniciava a contagem de outro armazém, após o término de outro. O Coletor de dados recebia apenas o Arquivo de Produtos do local onde estava sendo contado, permitindo identificar produtos armazenados fora de seu ambiente normal e crítica de cadastramento (se o produto pertencia ao ambiente, deviria estar cadastrado no mesmo), quando ocorria a crítica de não cadastrado, imediatamente o responsável pelo depósito era acionado para identificar o problema e corrigir o cadastramento do mesmo no Sistema de Gerenciamento. O resultado foi gerado por setor e entregue ao Responsável pelo Inventário da CEG, que imediatamente encaminhava para o setor de Informática para gerar divergências entre o contado pela INOVA e esperado pelo SAP. A Auditoria foi realizada por membros das duas equipes sendo dado ganho de causa, ao número correto. Portanto 100% (cem por cento) das diferenças foram auditadas. Todos os relatórios de divergências foram assinados e entregue a CEG, como documentação da Auditoria realizada. Após a auditoria em todos os Armazéns contados, foi gerado um resultado geral e entregue ao responsável da CEG. Com o término do Inventário, passamos a formatar o Livro de Inventário onde foi relatado toda a metodologia e os números do inventário, Auditoria e a valorização de cada item contado. Foi parte integrante do trabalho a avaliação dos Armazéns da CEG que foi realizada levando em consideração vários parâmetros: Limpeza, arrumação, equipamento de segurança utilizado pelos Funcionários, Armazenagem, Segurança, Atendimento, Processos e etc…